Institucional

Nossa história tem início com a tradição familiar passada de pai para filho no cultivo e cuidado com a terra, através da agricultura de subsistência em uma pequena propriedade com cerca de 20 hectares (ha), localizada na cidade de Santa Mariana, norte do estado do Paraná.

Inicialmente trabalhando no plantio de café, e posteriormente com uva Itália em 1973, o Sr. Kotaro Okuyama, descobriu em seu pomar um cacho de uva que tinha entre 10 a 12 bagas de coloração avermelhada, de pouco vigor. Em análise, logo se verificou que se tratava de uma mutação somática. Concomitantemente, Sr. Kotaro, juntamente com sua esposa Srª. Fumiko (in memoriam) observou quase que diariamente o que ocorria com o cacho, e após quatro anos de observação, cuidou-se da multiplicação, deixando o ramo original, mas aproveitando a ramificação que mantinha a mesma característica a qual foi dado o nome de “rubi” e distribuídas para diversos viticultores dos estados do Paraná e de São Paulo.

Ao Sr. Kotaro Okuyama, descobridor da uva rubi, dedicou-se o feito e reconhecimento de uma variedade nunca encontrada em outro país e a mais elevada estima registrada através de jornais e congressos da época com a notícia do novo cultivar, sob denominação “Uva Rubi Okuyama”. Hoje, esse fato perdura na história como umas das 100 contribuições dos imigrantes japoneses e seus descendentes ao Brasil.

Em 1974, período em que o país enfrentava um processo de desaceleração econômica, declínio das exportações e decadência da cultura do café, como consequência do esgotamento dos solos e dos desequilíbrios climáticos; José Hi roiti Okuyama, filho primogênito do Sr. Kotaro, levando consigo a tradição passada pelos pais fora selecionado para participar de um programa pioneiro, que tinha como um dos objetivos a ampliação das terras agricultáveis no país, bem como o fomento a expansão das indústrias de insumos e de máquinas agrícolas. Denominado Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba – PADAP, sua viabilidade só foi possível devido à ação conjunta do governo municipal através das lideranças políticas da época no esforço para trazer um projeto tão grandioso à região, juntamente com a extinta Cooperativa Agrícola de Cotia – Cooperativa Central (CAC-CC) em parceria aos Governos do estado de Minas Gerais e Federal.

Para este projeto ficou sob a responsabilidade da cooperativa (CAC-CC) a seleção de colonos de elevado nível técnico, bem como o suporte nas áreas de produção, comercialização e financiamento, sendo José Hiroiti Okuyama o terceiro colono assentado nas áreas da região do PADAP, adquirindo sua primeira propriedade um lote de 250,9 hectares (ha) denominado Lote 34 PADAP, produzindo naquela época, cujo manejo era totalmente tradicional café, soja e arroz, enfrentando diversos desafios, dentre eles a falta de tecnologia adequada para plantio no cerrado, que ainda careciam de um estudo consolidado das culturas anuais mais adequadas ao tipo de solo, alinhado as de culturas perenes.

Em 1983, ocorre a instalação do 1ºpivô central em uma área de 60 hectares (ha), com projeto inicial para plantio de trigo e feijão. Cabe ressaltar que nessa época dos últimos anos do governo militar, o Brasil enfrentava vários problemas econômicos, a inflação era alta e a recessão assolava o país. Os produtores da região do PADAP encontravam dificuldades para liquidar dívidas e conseguirem novos empréstimos; nesse período grande percentual das terras estavam inutilizadas. Inserido nesse contexto estava José Hiroiti Okuyama, porém, este tinha um propósito de seguir naquilo que seus pais haviam iniciado dando continuidade à tradição familiar. Sua produção nesse período baseava-se praticamente em commodities, o que não garantiam um retorno financeiro adequado para investimento em infraestrutura, aquisição de maquinários e expansão dos negócios. Em 1989 utilizando-se de técnicas mais adequadas para plantio no cerrado, maiores variedades de sementes especialmente desenvolvidas para climas mais quentes, e com a liberação de linhas de crédito voltadas para a implantação de sistemas de irrigação, introduz o plantio da horticultura, em especial a cenoura, e posteriormente com as culturas de alho, batata e cebola.

Passados mais de quarenta anos desde a implantação do projeto, os negócios cresceram e se multiplicaram na aquisição de outras propriedades, fruto da persistência, capacidade e inteligência de José Hiroiti Okuyama em conseguir alinhar suas estratégias, num conjunto de culturas e atividades que tem por objetivo a perenidade do negócio.

A partir da análise histórica temporal, chegamos à estrutura empresarial vigente, cujo nome leva o sobrenome da família. Com áreas de cultivo e produção localizadas na região do Alto Paranaíba, estado de Minas Gerais, nos municípios de São Gotardo, Rio Paranaíba e Campos Altos, contamos atualmente com 10 unidades produtivas, com área total de aproximadamente 3.200 hectares (ha), atuando na produção, beneficiamento e comercialização de café, cenoura, alho, batata, cebola, milho, soja e trigo.

Visamos uma produção eficiente com padrões de qualidade reconhecidos nos mercados onde atua, alinhados a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região onde estamos inseridos e gerando valor para todos os elementos que a constitui.

Nossa missão

Atuar na produção de alimentos adotando tecnologias sustentáveis, desenvolvendo produtos e serviços de qualidade, alinhados às necessidades de mercado, cultivando o respeito a clientes, colaboradores e fornecedores.

Nossa visão

Ser uma empresa sustentável, contribuindo para que mais pessoas tenham acesso à alimentação saudável, gerando valor para os elementos que a constituem.

Nossos princípios

Respeito tratando as pessoas como gostaríamos de sermos tratados;
Comprometimento com a empresa e aos seus objetivos;
Honestidade fazendo o certo mesmo que ninguém esteja olhando;
Confiança nas pessoas para perenidade do negócio;
Determinação sem perder o controle nem o foco;
Solução frente aos problemas e às adversidades.

Okuyama

Okuyama

Rodovia MG 235, km 89,693 – Zona Rural

Caixa Postal 180 – Cep 38.800-000

São Gotardo – Minas Gerais – Brasil

Telefone: +55 (34) 3671-6546 (34) 3671-2669

E-mail: contato@okuyama.com.br

Hortland

Rodovia BR 354, Lote 34 Padap – Zona Rural

Caixa Postal 53 – Cep 38.810-000

Rio Paranaíba – Minas Gerais – Brasil

Telefone: +55 (34) 3671-6277

E-mail: contato@okuyama.com.br